©2018 por Dallastra Bolos e Doces Artísticos

Please reload

Posts Recentes

Como escolher a decoração de um bolo

13/11/2017

1/1
Please reload

Destaques

Qual a quantidade de bolo ideal?

December 7, 2017

É comum ouvirmos por aí que a matemática é simples, que basta apenas um quilo de bolo para 10 pessoas. Na verdade é preciso separar o que é bolo e o que é torta gelada.

 

BOLO ARTÍSTICO

Podem ser de massa amanteigada, pão de ló, etc... Porém, são recheados em mais camadas (normalmente 4 ou 5 camadas, dependendo do design do bolo) e apenas com recheios nobres (frutas que não necessitam refrigeração, tais como ameixa, damasco e sementes em cremes específicos, como por exemplo baba de moça com crocante de nozes, e também as trufas).

 

Para bolos de casamento o mais pedido é o clássico "Marta Rocha" com 4 camadas: Baba de Moça com Crocante de Nozes, Trufa Meio Amarga, Ameixa ou Damasco e Strogonoff de Nozes ou Castanha. 

 

A massa pode ser clássica ou de chocolate, como também a mescla das duas (intercaladas em camadas).

 

A calda de um bolo artístico também precisa de séria atenção para evitar que azede, uma vez que os bolos de pasta americana, glacê mármore, fondant, marzipã, pasta mexicana, etc..., não podem ficar expostas à humidade (o bolo derrete!). Sugerimos então bebidas tais como champagne ou então caldas cozidas.

 

TORTA

A massa pode ser qualquer uma, como a do bolo artístico. Porém, os recheios normalmente são de frutas frescas e cremes que necessitam de refrigeração. Normalmente possuem 2 a 3 camadas de recheio. A cobertura pode ser de chantilly, marshmallow, merengue italiano, falso chantilly, chantiNinho, entre outros... 

 

A calda tem maior flexibilidade devido o bolo necessitar de refrigeração, ou seja, podemos abusar mais nas caldas, haja vista que também não há o problema do contato das pastas de açúcar com a humidade extrema do recheio e da calda.

 

COMO CALCULAR O TAMANHO DO BOLO NECESSÁRIO

 

Se for uma torta, um quilo de bolo renderá 10 fatias. Porém, pode não servir 10 pessoas! Tudo depende do evento, da hora, do que será servidos antes e em conjunto com o bolo. Devemos lembrar também que se o bolo é bom haverá repetição de pedaços de pelo menos 30% dos convidados.

 

Se for bolo, o que precisa ser observado é o diâmetro do mesmo, veja:

 

Espero que com estas informações você consiga calcular com tranquilidade a quantidade de bolo necessário para o seu evento. Dúvidas? Escreva para contato@confeitariadallastra.com

 

Um grande beijo e até a próxima!

 

Lilian Dallastra

Cake Designer

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga a gente

Please reload

Tags

Please reload

Arquivos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon